Memori@s

Ponto de comunicação e registros de neuronios inquietos

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

Ampla programação marca ‘Dia da Consciência Negra’

Palestras, orientação jurídica, missa e homenagens integram a programação na cidade alusiva ao ‘Dia da Consciência Negra’, comemorado nacionalmente no dia 20 deste mês e lembrado em Santos a partir de sexta-feira (12).

A agenda de eventos prevê ainda culto evangélico, caminhada histórica, apresentação artística, entrega de medalhas e baile, além de homenagem a Zumbi dos Palmares e audiência pública para eleição do Fórum Permanente de Discussões da lei 10.639/2003, que incluiu no currículo escolar a história e cultura afro-brasileira.

A iniciativa é do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Santos e prefeitura, por meio da Copire (Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial e Étnica), ligada à Secid (Secretaria de Defesa da Cidadania).

Segundo o presidente do conselho, Ivo Miguel Evangelista Santos, o objetivo é promover “a reflexão sobre a luta desempenhada pelos nossos ancestrais, a nossa religiosidade, as metas a serem alcançadas e o papel do negro na sociedade brasileira”.

Ainda esta sexta, das 9h às 16h, na Praça Mauá, a Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB/Santos dá orientação jurídica gratuita para vítimas de racismo. No sábado, às 18h, está prevista a ‘Missa Afro’, na Igreja Santa Bakhita, à Rua República Portuguesa, 20, Vila Mathias.

A programação recomeça na segunda-feira (15), às 19h, com culto evangélico ministrado pelo pastor Carlos de Abreu e missionária Valderez, na Igreja Cristo Reina, na Av. Pedro Lessa, 429, Ponta da Praia, e prossegue dia 17, às 19h30, com a palestra “África, Ontem e Hoje”, pelo professor Léo de Oliveira, na Estação da Cidadania, à Av. Ana Costa, 340.

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.

Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.

Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.












0 comentários:

Postar um comentário

Chat - Conheça pessoas de todo Brasil

ATENÇÃO - O Blog Memori@as não hospeda nem transmite nenhum dos videos existentes aqui, é apenas um portal indexador de videos existente na internet, apenas os organiza de forma que facilitada e categoriza os mesmos. Após procuras exaustivas na internet, As hospedagens e transmissão destes filmes e da inteira responsabilidade do sites que hospedam os videos (MEGAVIDEO E OUTROS) . O Blog Memori@as respeitará em qualquer ocasião a remoção dos filmes e videos dos autores que assim entendam.Caso seja um dos autores/detentores destes filmes e pretende que haja, a sua remoção contacte o site: www.megavideo.com.Todos os direitos reservados aos respectivos autores dos videos publicados e/ou entidades que hospedam.









Velocimetro RJNET

27 anos de idade, Santista, Leonino 25/07, torcedor do SANTOS FUTEBOL CLUBE, quase sempre bem humorado, comunicativo, estudante de Administração de empresas, esportes lutas em geral.

27 years old Santos, Leonin 25/07, fan SANTOS FOOTBALL CLUB, often humorous, communicative, student of business administration, like fighting sports, football and more



Word Wide

abcnews on livestream.com. Broadcast Live Free

Seguidores


Hospedagem de Sites

Total de visualizações de página